lundi 27 avril 2009

Utilize o Google tradutor.

Nutzen sie Google uberseltzer.
Profilez de Google Translator.
Make use of Google translator.
Hacem uso de Google traductor.
Si prega di utilizare Google traduttore.



Visite: www.grupo23deoutubro.blogspot.com,
www.grupog23deoutubro.blogspot.com,
www.grupog23.blogspot.com
www.g23hi.blogspot.com,

dimanche 26 avril 2009

A descoberta do Nano Mundo e o mistério da vida.

A descoberta do Nano Mundo e o Mistério da Vida.
Quero pedir que você ponha um pouco de atenção no texto, ele não é um texto fácil.
A primeira coisa que sempre esquecemos é que Deus é um ser vivo. O maior ser vivo possível. Embora, se nos apresente como três pessoas divinas, Deus, diferentemente dos outros seres vivos não tem a necessidade de reproduzir-se. O Cristianismo nos ensina que Deus Pai está fora do tempo e do espaço, não se confunde com a sua obra, e é, entre todos os seres, o único eterno, ou seja, não teve começo e não terá fim. Se Deus é um ser vivo que não necessita de reproduzir-se, como Ele comunica a vida? Diz Jesus Cristo: Deus é Vida. A Comunicação da Vida é um mistério insuperado. Isso nos aponta para uma Metafísica, algo que vá além da física, que anteveja, preveja, ilumine, intua o que esta fora do tempo e do espaço.
Nano, é palavra radical de nanico, nanismo, portanto nos fala de coisas muito pequenas. Em matemática, sob o símbolo N, indica a divisão de qualquer grandeza por 10 a nona potência. É obvio que se dividirmos um centímetro por 10 a nona potencia estaremos falado de medidas ínfimas. Um mundo de coisas muito pequenas. O Mundo Nano.
No Brasil, quando alguém jocosamente que chamar a outrem de insignificante usa a expressão: você não passa de um chato de chato. Chato é aquele pequenino inseto que infestas pessoas pouco asseadas nos pelos do púbis (pentelhos). Certo é que entre o homem e o pequeno inseto a escala é enorme, e entre o inseto e o seu chato, ou seja, outro ínfimo inseto que povoasse os pelos do chato, também a escala será de grandeza considerável. Pois esse segundo “bichinho” poderá ser hospedeiro de um numero bem considerável de vírus, que é também, um ser vivo não classificável como planta ou animal, mas que se reproduz, torna-se mutante, e é muito, mas muito pequeno. Teria ele também seus parasitas? Seria ele o menor dos seres vivos conhecidos?
Divisão por divisão, muitos séculos atrás, na Grécia, pelo uso do simples raciocínio, um filosofo, julgou que dividindo as coisas milhões de vezes, haveríamos de encontrar uma parcela, não mais divisível, e a chamou a-tomo, (átomo), ou seja, algo não divisível. Hoje se sabe matematicamente (pois um átomo é um modelo teórico nunca visto) que o átomo também seria composto de elétrons, prótons e nêutrons, partículas eletricamente carregadas. Seria ele o (modelo) indivisível do velho filosofo grego?
Para se ter uma idéia em (1 mm) poder-se-ia alinhar de 2 a 10 milhões de átomos. Para a Química o átomo é menor partícula de um elemento químico que se pode combinar. Portanto os átomos são formadores das substâncias simples, dos elementos, e os elementos, que são bem poucos, são os formadores de tudo o que existe no Universo conhecido. Como os elementos compõem seres vivos, como os seres vivos ganham sensibilidade, e consciência de si, e como os seres vivos conscientes de si ganham consciência de Deus, é um mistério insuperado.
A Bíblia nos conta que Deus era o Verbo. O Verbo é a palavra que expressa ação, mas não a ação por si mesma, cega... Mas a Bíblia nos diz também que O Verbo “queria”, portanto tinha intencionalidade, e isto significa dizer que o Verbo era consciente de Si, e dotado de Inteligência e Vontade. O Verbo quis. Mas se o Verbo (Deus) não se reproduz enquanto ser vivo, ele comunica a Vida. Mantenha essa idéia por uns instantes.
O que é medir? Medir é a avaliação de uma grandeza por meio da comparação com uma grandeza da mesma espécie tomada como unidade. Mas no universo conhecido, basicamente temos medidas de Massa, tempo, energia, pressão, comprimento e espessura, superfície, volume, ângulo, etc. Falamos do mundo material, mensurável.
Mas Deus é ser espiritual, imensurável, incomensurável, infinito no sentido de que não teve começo e nem terá fim, e esta fora do tempo e do espaço, portanto fora do universo cósmico, por isso a ciência por temê-lo, nega-o sistematicamente, propondo descobertas que reneguem a sua existência. E nós, que ousadia temos, se estamos falando de algo invisível, imensurável, incomensurável, e não abrangente por ser infinito. Não nos parece loucura? Que unidade de medida nós faremos uso?
A resposta mais uma vez nos vem através das Sagradas Escrituras. Ali leremos: Pois faremos o homem a nossa Imagem e Semelhança. Ora os teólogos nos ensinam que esse NÓS se refere as três pessoas da DIVINDADE, Pai, Filho e Espírito Santo. Ora, então nos resta perguntar que semelhança e em que medida nós os homens somos imagem do Criador. Parece que novamente enfrentamos um enigma insuperado, no entanto, as Palavras de Jesus Cristo nos propõe uma solução: Diz Ele: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ora se Deus Pai nos comunica a vida, haverá de nos comunicar enquanto seres vivos a sensibilidade dos seres vivos simples, a consciência de si nos Humanos, e a consciência de Deus, num modelo evolucionista tão ao gosto dos cientistas. Evolução do simples ao complexo.
Mas Jesus diz: Eu sou a Verdade, ora a consciência gera o conhecimento, e este busca a verdade. Ele diz: Eu sou “o caminho”, ora o caminho é moralidade, pois o caminho busca segurança, manutenção da vida. Ele diz: Eu sou a Vida, ora sendo ele a segunda pessoa da Santíssima Trindade, ele é a vida que comunica ao Pai, a transcendência da Vida, a vida que vence a morte, a vida que ressuscita. Então temos três unidades de medida, pois sendo Jesus verdadeiro homem, ele diz que o homem é semelhante a Deus, na Transcendência, na Moralidade, e no Grau de Verdade.
Mas os físicos e químicos nos ensinam que os átomos estão sob duas forças contrarias que se equilibram, uma coercitiva e outra expansiva, esse equilíbrio forma o universo conhecido. A moralidade é o fruto comunicado por Deus, dos Mandamentos da Vida, que a mantém.



Visite: www.grupo23deoutubro.blogspot.com
www.grupog23deoutubro.blogspot.com
www.grupog23.blogspot.com

vendredi 10 avril 2009

Existir é essencial. Existir é moral.

O elo fenomenológico.
Diz o cronista: A fenomenologia para Heidegger não é considerada um fim em si mesma, mas apenas um método capaz de conduzi-lo à obtenção de um resultado determinado ( De Waelhens). Sua preocupação é com o ser existente e este não se manifesta por si mesmo de forma patente. A função das fenomenologia seria a de descobri-lo. E este existente seriamos nós mesmos, pois dentre todos os existentes, o existente humano é o único capaz de refletir sobre sua própria existência. (Omite-se que Deus é capaz de refletir sobre si mesmo) A esse existente Heidegger chama de Desein (texto já citado em nosso Blog). Porém a analise do Desein não é a finalidade ultima da fenomenologia de Heidegger, pois ele pretende, a partir do Desein, elaborar uma ontologia geral da qual a analítica exeistencial seria apenas a introdução. Alguns críticos, porém, afirmam que Heidegger nunca ultrapassou essa fase , ou seja a analise existencial.
Continua o cronista: A essência do Desein consiste na sua existência, e essa se faz patente como ser no Mundo. O existente trascende incessantemente. Não existe primeiramente um Eu que se dirige ao mundo; a trasncendencia não é um atributo do existente, mas a sua própria essência. A existência humana não se pode conceber senão em relação com o outro, ou seja, não há eu, se não em relação à outra coisa distinta do eu.
Jean Paul Sartre desenvolveu uma tese que o ego não pertence à consciência em oposição aos filósofos e psicólogos que acreditam que o ego habita a consciência, mas pretendeu demonstrar que o ego está no mundo, é um ser do mundo, como outro ego qualquer. Ou melhor, como o ego de outrem, como o invisível de outrem.
Sartre distingue, num sutil jogo de palavras o Jê do Moi. Jê (eu) seria o aspecto ativo. O Moi (meu) seria o aspecto concreto como unidade das qualidades, sendo o eu e o "meu" como aspectos distintos do ego.
“Tudo que vemos nas proposições de Sartre é uma tentativa de justificação, de uma realidade religiosa fundamental: “O eu se desenvolve em função de uma "entidade” exterior. Ora, isso dito em outras palavras se reduz a: “O Eu se desenvolve a partir de Deus”. A consciência humana é semelhante e imagem (espelho) da consciência divina. Pois para uma consciência ser cognoscente ela precisa ser consciente de si mesma sem o que ela seria uma consciência inconsciente. Mas Deus é Luz é consciência plena (onisciente) Deus é aquele que É o que sabe de si mesmo. Na verdade o ego habita a consciência de Deus. Sartre, não aceitando a encarnação do Verbo, conclui erroneamente.
Se formos, por exemplo, ao documento Evangelium Vitae, veremos toda essa mesma discutição recolocada em outras palavras, sem, no entanto fugir do essencial: “O homem é chamado a uma plenitude da vida que se estente muito além das dimensões da sua existência terrena (Jê ET Moi de Sartre), porque consiste na participação da vida de Deus (e de sua consciência).
A sublimidade dessa vocação sobrenatural revela a grandeza e o valor precioso da vida humana, inclusive já na sua fase temporal. Com efeito, a vida temporal é condição basilar, momento inicial e parte integrante do processo global e unitário da “existência humana”: Um processo para além de toda a expectativa e merecimento fica iluminado pela promessa e renovado pelo dom da vida divina, que alcançará sua plena realização na eternidade.”
Mas prestem atenção ao detalhe: “Ao mesmo tempo, porém, o próprio chamamento sobrenatural (a consciência da consciência divina) sublinha a relatividade da vida terrena do homem e da mulher”. ““Na verdade essa vida não é realidade ”última”, mas penúltima, trata-se, em todo caso, de uma realidade sagrada que nos é confiada para guardarmos com sentido de responsabilidade e levarmos à perfeição do amor pelo dom de nós mesmos a Deus e aos Irmãos”.
Ora Sartre não era cristão, assim, sem compreender os mistérios do Verbo encarnado tergiversa: “De fato eu estou mergulhado num mundo de objetos, são eles que constituem a unidade das consciências (negando a Deus como unidade das consciências) que se apresentam como seus valores, suas qualidades atrativas e repulsivas, mas o Eu foi aniquilado. Não há lugar para mim nesse nível, e isto não ocorre de um acaso, de um defeito momentâneo da atenção, mas da própria estrutura da consciência. (La transcedence de L´ego).
Sartre assim conclui que o Eu não deve ser procurado nem nos estados da consciência irreflexiva, nem por detrás dela. O eu aparece apenas como ato reflexivo e como correlação noemética de uma intenção reflexiva. Jê e Moi são, portanto duas faces do Ego.
O que trago aqui, não é de fácil compreensão, mas é concreto no apostolo João em sua primeira Carta: “O que era desde o principio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e nossas mãos apalparam acerca do Verbo da Vida- porque a Vida manifestou-se, nós a vimos, demos testemunha dela e vos anunciamos esta vida eterna que estava no Pai e que nos foi manifestada - o que vimos e ouvimos vos anunciamos, para que também vos tenhais comunhão conosco” (1,1-3).
Ora João se referia diretamente ao Verbo, ao Ego do Deus Feito Carne.
Sartre fala em valores, qualidades atrativas e repulsivas, para esconder a moral divina revelada em Deus Carne Essa a raiz de todas essas tendências ditas éticas, que caracteriza grande parte da cultura contemporânea. Não falta quem pense que tal relativismo seja uma condição da democracia, visto que só ela garantiria a tolerância, respeito recíproco entre as pessoas e adesão as decisões das maiorias, enquanto as normas morais, consideradas objetivas e vinculantes, conduziriam ao autoritarismo e intolerância. Mas é justamente a problemática conexa com o respeito à vida que mostra os equívocos e contradições, como temíveis resultados práticos, que se escondem nessa posição. A vida é a essência do existir. Atentar contra é imoral.
Quando uma maioria decreta a legitimidade da eliminação da Vida... é tirânica?




Visite: http://www.grupo23deoutubro.blogspot.com/,
http://www.grupog23deoutubro.blogspot.com/,
http://www.grupog23.blogspot.com/,
http://www.g23hi.blçogspot.com/,